quinta-feira, 15 de novembro de 2007

OBRA QUIXOTESCA


Depois de muito suor e discussão, e 3 anos de reforma, o espaço da Representação São Paulo da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) reabriu suas portas para o público e os artistas ontem à noite, dia 14 de novembro de 2007, quarta-feira, com a presença do ministro Gilberto Gil, o coordenador da nacional da Funarte, Celso Frateschi, o “guerreiro” e responsável-mor pela realização, Hélvio Tamoio, e todas as centenas de pessoas que nunca deixaram de acreditar na força de reunião e realização desse lugar.

Ao invés do chão gelado de cimento velho, da poeira e dos telhados a desabar, o que se viu ontem foram galerias de arte recheadas e bem iluminadas, salas de ensaio com piso adequado e interligadas por um corredor comum a todos e a histórica Sala Guiomar Novaes mais uma vez na ativa recebendo mais uma vez uma apresentação do projeto Pixinguinha, com o show de Paulo Padilha e Monarco.

Não foram poucas as lágrimas que rolaram.
E o coração disparado.
A realização.

Desativada e abandonada na época do governo Fernando Henrique, a Funarte São Paulo, um espaço público federal, vem passando por um processo de revitalização e reconstrução desde 2003. Lembro-me da primeira vez que entrei naquele lugar, em ruínas, e me deparei com um cara barbudo e cabeludo que falava de idéias e sonhos e planos para um campo minado (Hélvio). Louco e inconseqüente, mas com a mente lá na frente, foi conquistando adeptos, entre eles eu, para essa caminhada quixotesca. E por lá fiquei por 2 anos e meio, entre produções, reuniões, viagens e assessorias, tentando fazer com que as pessoas deixassem de ser Sanchos e Panças.

Sem apoio e sem dinheiro, e muito trabalho e articulação, conseguimos reunir cerca de 60 grupos de teatro na Funarte ao fim de um ano, que ensaiavam nos poucos espaços que tínhamos. Espaços ainda precários sim, muitas vezes até sem luz e sem porta, frios ou abafados, mas que começaram a existir a partir daí exatamente porque essas pessoas por lá ficaram e por lá criaram. E acreditaram.

Lembro-me da vontade que tínhamos de um dia ver aquele lugar tão misterioso cheio de gente como eu vi ontem....

Lembro-me das rodas de samba que fazíamos a custa de muita boa vontade dos músicos que, embaixo de chuva, vinham de longe dividir um pouco da sua vida e de seus causos com aqueles que queriam ouvir, independente das condições dadas.

Lembro-me das articulações e das viagens. Do ideal. Do início do pensamento do prêmio Miriam Muniz e da articulação para a formulação da Caravana Funarte de Circulação. Do primeiro prêmio de Dramaturgia. Dos editais do Arena.

Lembro das reuniões internas e da tentativa de mobilização de funcionários que de público já não tinham mais nada. E da conseqüente transformação de cada um deles.

Da minha transformação.

Das pessoas que conhecemos, das que só passaram, das que ficaram, das que foram, das que se falaram, das que brigaram, das que se amaram. Dos encontros e desencontros. Das trocas. Das formações e formulações.

Éramos lebres rodeadas de lobos, leões, tubarões, cobras e piranhas, prestes a destruir qualquer sinal de vida e sobrevivência.

Sobrevivemos.

Parabéns a todos que de alguma forma participaram deste processo.
Para mim, será sempre um exemplo de que acreditar é realizar sim.
Basta colocar o coração na mão e mente à frente.



FUNARTE SÃO PAULO
Al. Nothmann, 1058, Campos Elíseos CEP: 01216-001

São Paulo, SP
Tel/Fax (11) 3662-5177

2 comentários:

MBastos disse...

Oi Anninha, te vi na festa do Folias , mas náo consegui falar contigo. Saudades de vc. Acabei no seu blog por acaso e tive uma agradavel surpresa ao ler seu texto. Que alegria saber dessa novidade e dessa conquista táo importante para todos nos! Eu tb ensaiei na Funarte e me lembro bem da garra e do brilho contagiante dos olhos pretos do helvio ao falar dos planos para aquele espa;o e para o mundo! Parabens! Muito do que a Funarte eh hj se deve tb a sua energia e dedicacao.
Um beijo grande, com experanca de nos vermos em breve.
marina Bastos

Anônimo disse...

parabéns, anna.
guerreira