quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Ser e parecer


Eu acho esquisito esse negócio de ser exatamento aquilo que a gente não é. As pessoas passam, com chapéu e cachicol encaracolado, sorriem colgates brilhantes e comentam sobre o último trabalho que metralharam ou a viagem ma-ra-vi-lho-sa que fizeram no último feriado. Parece que a gente vive um BBB alive, onde cada um tem que encontrar o seu papel, o seu lugar, mesmo que esse lugar seja o lugar do outro, e não o seu. Essa coisa de ser aquilo que lhe parece leva a gente a parecer mais do que ser. Eu não gosto nada disso. Se o verbo parecer fosse verdadeiro seria pareser, de para-ser, e não parecer. Parecer me lembra padecer.....padecido...sido..ido...já era. E essa coisa de viver aquilo que não te apetece leva a gente a ter mais apetite daquilo que não te merece. É como se saísse do trilho. Descarrilhado na vontade e no desejo de ser, de ter, de querer. É como ter vontade de viver embaixo d`'agua mesmo tendo nascido borboleta. É como acreditar ser cavalo marinho sendo cavalo da terra. É como ser o protótipo de si mesmo, o simulacro do próprio coracão. Dá dor de dente, dor de cabeca, dor de érnia de disco. Disco riscado do dia-a-dia. Repete, repete, repete. Sempre a mesma frase e nunca a música inteira. Não vai até o talo. E eu gosto de ir até o talo. Até porque nunca vi árvore crescer e florir sem ter um talo bem enraizado. Sem ir até o talo, o vento bate e leva até o pó.

3 comentários:

Anônimo disse...

gostei desse negócio de querer mergulhar mesmo sendo borboleta [borbulhas?]

ontem descobri que a libélula vive boa parte do tempo sob a água, predando. depois que ela emerge, aprende a respirar, despe-se da casca, libera as asas e sai por ai. sem rumo certo. caçando no ar.

bjo, anna

Anônimo disse...

Estou me sentindo um covarde.

Ass: Loro José.

Anna Cecília Junqueira disse...

faber
adorei essa história da libélula!! É como o recolhimento necessário que temos que passar rumo a uma mudança radical na vida. Lindo!

e lôro.....dá o pé para mim que eu dou o pé para vc e a gente vai assim se equilibrando e tentando ter mais coragem em tudo no caminho!